A Infraestrutura como código (IaC) é um processo voltado para gerenciar instalações e equipamentos por meio de códigos, ao invés da forma manual. Este é um conceito atual, que tem sido muito usado nas empresas de Tecnologia da Informação (TIC). 

Verdade seja dita, a IaC se prova como o futuro da tecnologia, especialmente no que diz respeito ao DevOps. Confira sua importância e saiba quais são os benefícios que essa solução oferece para as equipes de desenvolvimento e para as empresas de tecnologia

O que é infraestrutura como código?

Infraestrutura como código é um processo que permite usar o próprio código para configurar componentes, como sistemas operacionais, conexões com o banco de dados e armazenamento. Processos manuais são demorados e propensos a erros, portanto, a IaC permite que desenvolvedores e equipes de operações gerenciam de forma automática os data centers por meio de arquivos de definição que a máquina entende.

Quando falamos em infraestrutura, estamos nos referindo às ferramentas de um ambiente de TI, que envolve o armazenamento das aplicações, sistemas operacionais, banco de dados e servidores. A IaC usa uma linguagem de alto nível, geralmente em json ou yaml, para gerenciar o provisionamento desses recursos. 

Provisionamento se refere ao processo de tornar a infraestrutura disponível para configuração. Primeiramente, o desenvolvedor ou responsável provisiona os recursos para, então, depois configurá-los. 

De forma sucinta, o provisionamento é o processo de definir a infraestrutura e gerenciar o acesso aos dados e recursos. Ao falar de IaC é comum ouvir esse termo e, por isso, a importância de você compreendê-lo.

Benefícios da infraestrutura como código para DevOps

Uma equipe de DevOps usam a infraestrutura como código por diversos motivos, entre eles, configurar de forma rápida os ambientes, garantir configurações consistentes que serão corretamente reproduzidas entre os mesmos e integrar-se aos provedores de nuvem para aumentar ou reduzir os recursos de infraestrutura conforme a demanda. 

Seus benefícios incluem agilidade e consistência nas configurações e a automatização do processo. Além disso, as mudanças podem ser revisadas de forma transparente e promove melhor colaboração entre a equipe de DevOps.

Como a Rainforest Technologies integra infraestrutura como código

A Rainforest Technologies conta com soluções completas, que incluem os módulos de aplicação, cloud e asset! Eles se relacionam com a IaC, por meio de processos de automação e através da análise de imagens de contêineres. 

Além disso, a ferramenta de Gerenciamento de Postura na Nuvem da Rainforest traz uma abordagem que padroniza a segurança e a conformidade no ambiente, com isso, sua empresa pode detectar configurações erradas e fazer as correções. 

Principais ferramentas de infraestrutura como código

As principais ferramentas de IaC são as de automação, controle de versão, integração contínua e de monitoramento e feedback. Alguns exemplos das principais tecnologias de infraestrutura como código presentes no mercado são: Terraform, AWS CloudFormation, SaltStack, Ansible e Rainforest Cloud. 

Quase todos os ataques bem sucedidos são frutos de configurações incorretas na infraestrutura, essas ferramentas atuam automaticamente e reduz consideravelmente a margem de erros nesse processo. 

Automatizando processos com infraestrutura como código

A IaC automatiza o gerenciamento e a configuração dos recursos para que os desenvolvedores se concentrem em construir as suas aplicações, ao invés de se preocuparem em gerenciar os ambientes. A automação da infraestrutura pode ser aplicada em diferentes níveis.

Entre esses níveis, podemos citar a configuração automatizada de máquinas virtuais, contêineres, banco de dados, e a automatização de construção, testes e implantação de sistemas no ambiente de desenvolvimento. 

Melhores práticas para implementar infraestrutura como código em sua empresa

Oito práticas ajudam a implementar a IaC em sua empresa, são elas: planejamento, controle de versão, reutilização, testes automatizados, segurança e gerenciamento, documentação, monitoramento e atualizações e melhorias contínuas. Antes de tudo, é preciso fazer o planejamento detalhado da arquitetura da infraestrutura. 

O controle de versão permite rastrear e gerenciar as versões do código-fonte que descreve a arquitetura. É recomendado organizar os códigos em módulos que sejam reutilizáveis, onde cada um é responsável por uma parte da infraestrutura. 

A Rainforest Technologies ajuda sua empresa a encontrar a solução mais adequada para o seu negócio. Sua plataforma oferece vários recursos para segurança, infraestrutura e análise de códigos. Você pode entrar em contato para saber mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *