1. Grandes cidades prestam homenagem

Bogotá, Londres, Paris, Rio de Janeiro…O mundo se iluminou de verde para lembrar as vítimas da tragédia.
2. Portuguesa oferece ajuda
Mesmo passando por um momento esportivo e financeiro terrível, a Portuguesa foi um dos primeiros clubes a se manifestar oferecendo auxílio.
3. Torino presta solidariedade
O Torino, clube marcado por tragédia semelhante, mostrou sensibilidade na homenagem.
4. Estádios iluminados pelo Brasil

Em todo o país, estádios se iluminaram de verde para homenagear a Chape – até mesmo em locais como a Arena da Baixada, onde a cor é praticamente proibida pela rivalidade com o Coritiba.
5. E também pelo mundo

As principais arena do mundo também se coloriram de verde.
6. Doação dos astros

As informações sobre as doações ainda estão desencontradas. Durante a terça-feira, as notícias vindas da Europa davam conta que astros como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, assim como clubes como Real Madrid e Manchester City estariam dispostos a doar grandes quantias em dinheiro para a Chape.
7. A mobilização da torcida rival
A torcida do Atlético Nacional, que seria adversário da Chape na final da Sul-Americana, sentiu demais a tragédia. A mobilização dos verdolaga para homenagear as vítimas vem causando muita comoção em Medellín. Hoje à noite, no horário em que se realizaria a partida, o estádio Anastasio Girardot deve estar lotado de torcedores de branco.
8. A emoção das estrelas do esporte
Diversas estrelas do futebol mundial se manifestaram em solidariedade à Chape. Um dos relatos mais emocionante foi do goleiro David De Gea, do Manchester United. O arqueiro foi companheiro de Cléber Santana, capitão da Chapecoense, no Atlético de Madrid.
9. Rivalidade em segundo plano
A mensagem do Corinthians diz tudo.
Hoje não há rivalidade, nem cor a ser evitada. Hoje somos todos um só. #Luto #ForçaChape
10. Libertad oferece todo seu elenco

Atual campeão paraguaio, o Libertad ofereceu simplesmente todo o elenco à Chapecoense. A ideia era evitar que a Chape fosse eliminada de qualquer torneio por não ter jogadores à disposição.
11. Racing jogará clássico com escudo da Chape
O Racing Club, da Argentina, anunciou que entrará em campo no clássico com o Boca Juniors com o escudo da Chape no peito.
12. Palmeiras quer jogar última rodada com uniforme da Chape
Campeão brasileiro, o Palmeiras quer jogar a última rodada do Brasileirão vestindo o uniforme da Chape. O pedido já teria sido encaminhado para a CBF.
13. Flamengo de verde?

Ainda não há confirmação, mas o Flamengo também estaria providenciando uma homenagem ao clube catarinense no uniforme. Parte da torcida quer que o clube lance um uniforme na cor verde e que o dinheiro das vendas vá para a Chapecoense.
14. Clubes pressionam CBF para tornar Chape livre de rebaixamento

Em um raro momento de união de nossos cartolas, os dirigentes de praticamente todos os clubes da Série A se juntaram para pedir à CBF que a Chape não possa ser rebaixada nos próximos três anos.
15. Empréstimos sem custos para o Verdão

Ainda nas primeiras horas da manhã, dirigentes do Grêmio já espalhavam a ideia de emprestar jogadores sem custos para ajudar a Chape a se reconstruir no âmbito esportivo. Logo, outras grandes equipes do futebol brasileiro manifestaram vontade semelhante.
– Então a ideia é que, em solidariedade, todas as equipes emprestem um jogador à Chapecoense gratuitamente. Um ou dois. Até que a Chapecoense possa se reconstruir – disse Adalberto Preis, vice de futebol do clube gaúcho.
16. O apoio dos hermanos

Em nota oficial publicada na manhã desta quarta-feira, a AFA e os clubes argentinos também se colocaram a disposição da Chapecoense. A solidariedade não conhece rivalidade.
17. Minuto de silêncio
Em vários gramados da Europa, um minuto de silêncio foi respeitado em respeito as vítimas do acidente. Um dos momentos mais emocionantes aconteceu em Anfield Road, estádio do Liverpool, clube igualmente marcado por uma enorme tragédia.
Vocês nunca estarão sozinhos, Chape!
18. As homenagens em Chapecó

O baque na comunidade foi enorme. E não poderia ser diferente: além do tamanho da tragédia, Chapecó respira a Chapecoense. A cidade declarou luto oficial de 30 dias e passará os próximos tempos tentando se reconstruir, assim como o clube.
19. Atlético Nacional pede título para Chapecoense

Em nota oficial, o Atlético Nacional pediu a Conmebol que a Chapecoense seja considerada campeã da Copa Sul-Americana. Um gesto pequeno em relação ao tamanho da tragédia, mas que tem um efeito simbólico muito bonito.
“De nuestra parte, y para siempre, Chapecoense Campeón de la Copa Sudamericana 2016.”
20. A despedida oficial do clube
Que sempre lembremos deles assim. Festejando alegres, como campeões. Como lendas!