
Duas onças-pardas acompanhadas de 2 (dois) filhotes, tem assustado e ao mesmo tempo encantado moradores do Córrego Limeirinha, na Zona Rural de Mantena. Diariamente os animais tem sido visto em uma fenda de rocha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE.
Os primeiros relatos sobre a presença dos animais, que têm hábitos noturnos, surgiram no início do mês de novembro, quando um bode apareceu morto em uma fazenda, mas a confirmação só veio na tarde de ontem quarta-feira (09 de janeiro), quando uma moradora se deparou com duas onças grandes acompanhadas de 2(dois) filhotes.
Quem encontrar as onças pela região pode chamar a Polícia Militar/Polícia Ambiental (190) ou pelo telefone 3241-1465 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Segue abaixo algumas recomendações em caso de aparição de onça:
Nunca se aproximar da onça, não tentar fotografar ou filmar o animal, não atire pedras ou grite com o felino. De acordo com a lei 9605/98, em seu artigo 29: “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Onça-parda
A onça-parda ou puma, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América. Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita e ao gato-mourisco.
Nome científico: Puma concolor
Velocidade: 64 – 80 km/h (correndo)
Expectativa de Vida: 8 – 13 anos (na natureza)
Altura: 60 – 90 cm (Adulto, até ao ombro)
Tamanho do território: Macho: 150 – 1.000 km² (população do Canadá), Feminino: 65 – 500 km² (população do Canadá)
Peso: Macho: 53 – 100 kg (Adulto), Feminino: 29 – 64 kg (Adulto)
Comprimento:Macho: 2,4 m (Adulto), Feminino: 2 m (Adulto)
VER PRIMEIRO