Família do interior de São João do Manteninha não está com coronavírus; diz Secretaria de Saúde

O anuncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (23).

Na última segunda-feira, dia 20/04, chegou até o conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde, relato de moradores do distrito de Vargem Grande, de que haviam recebido visita de familiar proveniente da cidade de Colatina-ES, tendo mantido contato domiciliar com a mesma no período de 03/04 a 07/04.

Ao retornar à Colatina, buscou atendimento médico, já que apresentava sintomas compatíveis com Covid-19, sendo submetida a exame para detecção do vírus. No dia 20/04 receberam a informação, da própria paciente, que o resultado de seu exame havia sido “Positivo”. A partir deste relato, a SMS adotou imediatamente todas as medidas de levantamento dos dados e monitoramento das pessoas que tiveram contato com a paciente e, como forma de contenção da propagação do vírus, os orientou a permanecer em Isolamento Domiciliar por 14 dias. Importante frisar, que os moradores monitorados não apresentam sintomas, até a presente data.

Contudo, receberam todas as informações necessárias e foram orientados a comunicar à equipe de Saúde da Família, todo e qualquer sintoma que vierem a apresentar neste período.

Ressaltamos que tal procedimento está de acordo com os Protocolos de Manejo Clínico do COVID-19, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o qual recomenda que sejam realizados exames confirmatórios somente em casos suspeitos sintomáticos que estejam hospitalizados. De toda forma, o município está providenciando a aquisição de kits de testes rápidos para auxiliar não apenas no diagnóstico e no monitoramento de contatos diretos com pacientes confirmados com COVID-19, mas de todos os casos suspeitos que surgirem.

Aproveitamos este momento para reforçar nosso pedido de que, neste período de crise, evitem receber familiares e amigos de outras cidades em suas residências, e na mesma medida evitem viagens desnecessárias para outras cidades, tendo em visto a rápida propagação do vírus em todo país.

A Secretaria de Saúde e Prefeitura de São João do Manteninha, reforça seu compromisso contínuo com a saúde e com a qualidade de vida das pessoas, e coloca-se a disposição para esclarecimentos, denuncias e reclamações no tel.: (33) 98812-1350.

Nota de esclarecimento 23-04-2020 covid-19 SAO JOAO DO MANTENINHA

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Site Por Dentro da Notícia em primeira mão. Clique em curtir no endereço baixo https://www.facebook.com/pordentrodanoticiaoficial/?ref=bookmarks

Next Post

Comments 1

  1. Bom dia sou Paulo filho de dona Maria de Colatina minha mãe está em casa passando bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Proibida a cópia. Entre em contato conosco