Um sonho antigo dos capixabas está próximo de sair do papel. Na próxima quarta-feira (05/06) será assinada a carta de intenção para a construção da primeira refinaria de petróleo em solo capixaba, que ficará na Barra do Say, em Aracruz.

A cerimônia acontecerá na câmara Municipal de Vereadores em Aracruz, a partir das 16h e contará com as participações do Prefeitura de Aracruz, Jones Cavalieri, de empresários da Noxis Energy e lideranças políticas de Aracruz e do governo do estado.

Continua depois da publicidade

No ato da assinatura da carta de intenção será formalizada a cessão de uma área de 300 mil m² para a instalação da refinaria.

Segundo o consultor da Noxis Energy e engenheiro mecânico, José Afonso Nóbrega Waescher, a obra de construção da refinaria criará 1000 empregos diretos e após entrar em operação a unidade deverá criar 120 empregos diretos e 500 indiretos, sempre priorizando a mão de obra local, garantiu ele.

Outra boa notícia para os capixabas é que embora o empreendimento seja em Aracruz, o município da Serra será bastante beneficiado, visto que na cidade existem fornecedores e prestadores de serviços capacitados a atender tanto a fase de obras quanto a fase posterior de operação da planta.

A Refinaria

Segundo o consultor da Noxis Energy, a refinaria terá a capacidade de produzir 25 mil barris/dia, sendo que 50% será de bunker, combustível usado na navegação, 30% de gasolina e 20% de óleo diesel S10, todos com baixo teor de enxofre.

Ele também destacou que toda a tecnologia de produção da refinaria é da França e o equipamento japonês, o que irá gerar um produto de alta qualidade.

O local de instalação da refinaria foi escolhido estrategicamente segundo o consultor, que declarou que já há uma negociação em curso com a Petrobras e o governo do estado do Espírito Santo para que seja utilizado o posto da Transpetro, em Barra do riacho e também há a intenção de escoar a produção via ferrovia para os estados de Minas Gerais, Bahia e para o próprio espírito Santo.

O prefeito de Aracruz, Jones Cavalieri também comemorou bastante o acordo, pois a refinaria será um benefício para todo o estado.
O prefeito declarou ainda que “Um investimento deste porte atrai outros, gera emprego e renda, o que é muito saudável, especialmente nesse momento de crise”.

(Por Dentro da Notícia/clickpetroleoegas)

Compartilhe em suas redes sociais!

Siga o Site Por Dentro da Noticia também no Instagram https://www.instagram.com/por_dentro_da_noticia_/?hl=pt-br, e fique por dentro de todas as novidades!

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Site Por Dentro da Notícia em primeira mão. Clique em curtir no endereço baixo https://www.facebook.com/pordentrodanoticiaoficial/?ref=bookmarks .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here