Um avião DC-3, matrícula HK-2494, da companhia Laser Aéreo, caiu na manhã deste sábado, (09 de março), na localidade de La Bendición, departamento de Meta, na Colômbia, tendo incendiado de seguida. As primeiras informações afirmam que não há sobreviventes. A bordo seguiam 12 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

(O avião DC-3 que caiu neste sábado, dia 9 de março, na Colômbia. Foto © José Luís Figueiredo.)

Os pilotos tinham emitido um alerta de emergência pelas 10h40 locais (15h40 UTC), após o que os controladores aéreos perderam todos os contactos com a aeronave. A Aeronáutica Civil da Colômbia ativou os protocolos de busca e resgate, tendo o avião sido encontrado a arder por camponeses numa zona próxima do aeroporto de destino. Viajava de San José del Guaviare para Villavicencio com passageiros e carga.

Continua depois da publicidade

Na Colômbia existem diversos aviões DC-3, a maior parte com mais de 60 anos de serviço, que continuam a ligar zonas recônditas do país, onde utilizam pistas de aterragem inadequadas e são controlados por sistemas de rádio muito pouco eficientes.

(Imagem obtida após o incidente ocorrido com este mesmo avião, no Aeroporto de Villavicencio, no dia 14 de agosto de 2017. Foto © Álvaro Fernando Cárdenas Yarce.)

A aeronave que caiu neste sábado e que ficou totalmente destruída. Em agosto de 2017 uma saída de pista no Aeroporto de Villavicencio, para onde se dirigia agora, devido a colapso do trem dianteiro causado por falta de manutenção. Nesse dia levava a bordo seis pessoas, que saíram ilesas do incidente. O avião foi recuperado e, naturalmente, voltou ao serviço.

(newsavia)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Site Por Dentro da Notícia em primeira mão. Clique em curtir no endereço baixo https://www.facebook.com/pordentrodanoticiaoficial/?ref=bookmarks .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here