Circula em redes sociais e aplicativos de mensagem a imagem de um suposto decreto que teria sido assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no dia 25 de fevereiro de 2019, determinando a mobilização nacional de todos os homens com idade entre 18 e 60 anos para treinamento militar durante o período do carnaval. A medida estaria prevista na Constituição e teria o objetivo de preparar o país para uma agressão estrangeira. De acordo com o texto do “decreto”, o Brasil estaria prestes a entrar em conflito armado com a Venezuela, país que fechou fronteiras e vive uma intensa crise política, econômica e social. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“O presidente da República (…) decreta (…) mobilização nacional, devendo se apresentar todos os homens brasileiros, de 18 (dezoito) a 60 (sessenta) anos de idade, independente do estado civil, às 18h do dia 1 de março de 2019 (sexta-feira), para treinamento militar, de caráter sigiloso e com término no dia 06 de março de 2019 (quarta-feira de cinzas)”Trecho de suposto decreto presidencial que circulava nas redes sociais e em aplicativos de mensagem no dia 26 de fevereiro de 2019

FALSO

O decreto fake trata-se, na verdade, de uma brincadeira para que os homens sejam liberados pelas companheiras para curtir a folia de carnaval.

A mensagem falsa obriga todos os homens brasileiros entre 18 e 60 anos a servirem ao Exército durante os dias de carnaval. A razão apontada para a medida de urgência é a “iminência de conflito armado com a República Bolivariana da Venezuela”.

Os homens são convocados a se apresentarem às 18h de sexta-feira (1º) para um treinamento militar sigiloso nos quais permanecerão “em regime de incomunicabilidade”.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Site Por Dentro da Notícia em primeira mão. Clique em curtir no endereço baixo https://www.facebook.com/pordentrodanoticiaoficial/?ref=bookmarks .

**Envie notícias, fotos, vídeos e sugestões de matérias para o Site Por Dentro Da Notícia pelo WhatsApp (33) 99121-8257.**

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here